quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Barroco

O barroco foi uma tendência artística que se desenvolveu primeiramente nas artes plásticas e depois se manifestou na literatura, no teatro e na música. O berço do barroco é a Itália do século XVII, porém se espalhou por outros países europeus como, por exemplo, a Holanda, a Bélgica, a França e a Espanha. O barroco permaneceu vivo no mundo das artes até o século XVIII. Na América Latina, o barroco entrou no século XVII, trazido por artistas que viajavam para a Europa, e permaneceu até o final do século XVIII.

Suas principais características são o culto exagerado da forma, o que implica no uso das figuras de linguagem (principalmente metáfora, antítese e hipérbole) e o conflito entre o terreno e o celestial.

Antônio Francisco Lisboa, mais conhecido como Aleijadinho, (Vila Rica, 29 de agosto de 1730 — Vila Rica, 18 de novembro de 1814) foi um importante escultor, entalhador, desenhista e arquiteto no Brasil colonial.

Com um estilo relacionado ao Barroco e especialmente ao Rococó, é considerado o maior expoente da arte colonial em Minas Gerais (comumente chamada Barroco mineiro) e no Brasil colônia em geral. Toda sua obra foi realizada em Minas Gerais, especialmente nas cidades de Ouro Preto, Sabará, São João del-Rei e Congonhas do Campo.

Obras :

Barão dos Cocais; Caeté; Campanha; Catas Altas; Congonhas; Mariana; Ouro Preto; Mestre Ataíde

Manuel da Costa Ataíde, mais conhecido como Mestre Ataíde, (Mariana, 18 de outubro de 1762 – idem, 2 de fevereiro de 1830), foi um pintor, dourador, encarnador, entalhador e professor brasileiro.

Foi um importante artista do barroco mineiro e teve uma grande influência sobre os pintores da sua região, através de numerosos alunos e seguidores, os quais, até à metade do século XIX, continuaram a fazer uso de seu método de composição, particularmente em trabalhos de perspectiva no teto de igrejas.

  • Obras : Pintura da Capela de Nossa Senhora da Glória por volta de 1742, localizada na comunidade da Ressaca, pertencente a Carandaí, Minas Gerais.
  • Pinturas na Igreja da Ordem Terceira de São Francisco de Assis, em Ouro Preto, realizadas entre 1801 e 1812, sendo a "Glorificação da Virgem", pintada sobre madeira no teto da nave principal, o seu trabalho mais conhecido;
  • Pinturas do forro da capela-mor da Igreja Matriz de Santo Antônio, na cidade de Santa Bárbara, realizadas em 1806;
  • Painel A Última Ceia, no Colégio do Caraça, executado em 1828;
  • Pintura do forro da capela-mor da Igreja Matriz de Santo Antônio, na cidade de Itaverava, realizada em 1811;
  • Pintura do forro da capela-mor da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, em Mariana, realizada em 1823.

Michelangelo Merisi da Caravaggio (Milão, 29 de Setembro de 1571 – Porto Ercole, comuna de Monte Argentario, 18 de Julho de 1610) foi um pintor Italiano atuante em Roma, Nápoles, Malta e Sicília, entre 1593 e 1610. É normalmente identificado como um artista Barroco, estilo do qual ele é o primeiro grande representante. Caravaggio era o nome da aldeia natal de sua família, que ele adotou como nome artístico.

Obras

  • Baco (1593-1594) - Uffizi, Florença
  • Tocador de Alaúde (1594) - Museu Ermitage, São Petersburgo
  • Canastra de Fruta (1595) - Biblioteca Ambrosiana, Milão
  • Repouso na Fuga para o Egito (1595-1596) - Galeria Doria Pamphili, Roma
  • A Ceia em Emmaus (1596) - National Gallery, Londres
  • Invocação de São Mateus (1599-1600) - Igreja de São Luís dos Franceses, Roma
  • A Prisão de Cristo (1602)
  • São Mateus e o Anjo (c. 1602) - Igreja de São Luís dos Franceses, Roma
  • Martírio de São Mateus (1599-1600) - Igreja de São Luís dos Franceses, Roma
  • Crucificação de São Pedro (1600-1601) - Capela Cerasi, Igreja de Santa Maria del Popolo, Roma
  • O Sacrifício de Isaac (1603)
  • Conversão de São Paulo (1600-1601) - Capela Cerasi, Igreja de Santa Maria del Popolo, Roma
  • Deposição (1602-1604) - Igreja Nova, actual Igreja de Santa Maria della Vallicella, Vaticano
  • Nossa Senhora do Rosário (1607) - Museu de História da Arte, Viena
  • Sete Obras de Misericórdia (1607) - Pio Monte della Misericordia, Nápoles
  • João Batista (João no deserto) (c. 1604) - Nelson-Atkins Museum of Art, Kansas City, Missouri, EUA
  • Degolação de Baptista (1608) - Catedral da Valletta, Valletta, Malta
  • Ressurreição de Lázaro (1608-1609) - Museu Nacional, Medina

Rembrandt Harmenszoon van Rijn (Leiden, 15 de julho de 1606 – Amsterdã, 4 de outubro de 1669) foi um pintor e gravador holandês.

É considerado um dos maiores de sua arte em toda a história. Suas contribuições à arte surgiram em um período denominado pelos historiadores de "Século de Ouro", na qual a influência política, a ciência, o comércio e a cultura neerlandesa — particularmente a pintura — atingiram seu ápice.

  • Obras : 1632 A Lição de Anatomia do Dr. Tulp
  • 1635 Retrato de Jovem com Corrente de Ouro, ou Auto-retrato com Barba Nascente.
  • 1640 Auto-retrato.
  • 1642 Ronda Nocturna também conhecido como A Mudança de Guarda da Companhia do Capitão Frans Banning Cocq
  • 1653 As Três Cruzes, gravura em metal.

Georges de La Tour ou Georges du Mesnil de La Tour (1593–1652) foi um pintor francês.

Georges era muito conhecido por suas pinturas contendo efeitos de luzes noturnas e pinturas de um forma simplificada. Uma de suas obras mais famosas, Education of the Virgin, se encontra em exposição permanente no museu The Frick Collection de Nova Yorque.

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